Surto de gripe, quais sintomas e como se prevenir?
Nos últimos dias, os casos de gripe subiram de forma significante em todo o país, se trata da cepa H3N2 do vírus influenza, uma doença comum no Brasil, principalmente em períodos de tempo seco e com temperaturas baixas.
Os principais sintomas são:
– febre alta com início agudo;
– dor de cabeça;
– dores articulares;
– constipação nasal;
– inflamação da garganta e tosse.
Podendo haver vômito e diarreia, sendo mais recorrentes em crianças. Apesar disso, é importante tratar e, se possível, prevenir, pois as infecções podem evoluir para quadros mais graves.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças relacionadas à gripe provocam até 650 mil mortes por ano no mundo. Por isso, se informar e prevenir é indispensável.
A prevenção pode ser feita através da higienização constante das mãos, o uso da máscara em ambientes fechados e o distanciamento social, além de evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos, são essenciais.
Além disso, ter uma alimentação saudável e uma rotina ativa são excelentes maneiras de manter a saúde e a imunidade em dia.
Outra forma de prevenção é a vacina anual da gripe que ajuda a fortalecer a imunidade e evitar quadros graves. A imunização protege contra diversas variantes do vírus influenza e ajuda a reduzir epidemias e surtos.
Cuidados simples podem fazer a diferença.