Outubro Rosa: como surgiu e qual a verdadeira intenção?

A ideia de uma campanha de prevenção, do câncer de mama, começou na década de 90 nos Estados Unidos, quando alguns americanos decidiram falar sobre o tema, porém de forma isolada. Após isso, a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano, e o mês de outubro ficou reconhecido, nacionalmente, como o mês de prevenção à doença.

O símbolo, o laço rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a Corrida de cura em 1990, em Nova York, quando os corredores apareciam utilizando o artefato, que depois seria distribuído em comércios, locais públicos e até em desfiles de moda.

No Brasil

No Brasil a campanha pegou forma em 2002 quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. Após isso, a conscientização ainda continuou de forma tímida, e foi apenas em 2008 que a campanha pegou força pelo país.

Um fato interessante é que em 2018 foi constituída a lei nº13.733 que designa o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa, período em que devem ser desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras:

I – iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;

II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas;

III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners , em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.

A doença é a que mais acomete brasileiras, sendo estimado de 73.610 novos casos em 2024. Sendo, 66,54 casos de risco a cada 100 mil mulheres. Apenas cerca de 1% dos casos ocorre em homens. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do País.

A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da mortalidade. Fique atenta a sinais como nódulos ou áreas endurecidas na mama ou axila. Mulheres a partir dos 40 anos devem fazer a mamografia anualmente, especialmente se houver casos na família.

Na CLT Med você pode realizar o exame de Hemograma, que caso tenha alteração pode indicar a necessidade de um exame mais detalhado.

Entre em contato conosco. Garantimos qualidade e eficiência na prestação desse serviço, contribuindo para a segurança e o bem-estar dos trabalhadores e da empresa.

Fontes: Instituto INCA; Ministério da Saúde; Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro; Santa Casa de Maringá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
CLT Med | Saúde Ocupacional
Olá! Podemos ajudá-lo?