O que é e como é feito o teste de acuidade visual?

Ainda que o nome não seja tão comum, o teste de acuidade visual tem como objetivo direto avaliar o quanto determinada pessoa consegue enxergar. Acuidade significa capacidade de percepção e, portanto, o exame busca detectar o quão nítido o paciente consegue distinguir formas, cores, letras, tamanhos e outras coisas relacionadas.

Sendo assim, em termos gerais, é o exame base para se checar a habilidade visual de alguém onde, quanto melhor o resultado, mais pode-se atestar que o paciente possui perfeitas condições para enxergar. Se o resultado, porém, não for o dos melhores, ele por si só não é o suficiente para determinar qual tratamento será necessário, pois, por ser um exame padrão, serve apenas como indicativo para que outros exames mais complexos sejam efetuados.

Entendendo seu significado, fica fácil perceber sua importância para a medicina do trabalho e ocupacional. Afinal, avaliar se o colaborador possui problemas para enxergar e, portanto, para exercer sua função, é item básico antes e durante qualquer contrato de trabalho ser colocado em prática.

Mais do que isso, além de cuidar da saúde do próprio funcionário e da produtividade que este poderá entregar, o exame de acuidade visual, em sentido amplo, também cuida dos colegas de labor do paciente, tendo em conta que, enxergando mal, poderia colocar seus companheiros em risco.

Como é feito o teste de acuidade visual?

O teste de acuidade visual é realizado por meio da Tabela de Snellen que, formada por diversas linhas com letras cujos tamanhos vão sendo reduzidos. Dessa forma, o paciente deve conseguir, de uma certa distância, ler todos os elementos contidos na tabela, desde os maiores até os menores. Essa distância deve ser, geralmente, de seis metros em relação à parede onde a tabela está posicionada.

Equipamentos especiais, feitos a laser, ainda podem ser utilizados para a realização do exame, mas, em suma, os dois métodos são capazes de avaliar com clareza a capacidade visual do colaborador, com a diferença de que com o equipamentos, doenças oculares, traumas e acidentes nos olhos podem ser detectados com mais precisão.

De qualquer forma, a acuidade visual deve ser realizada na admissão e na demissão do funcionário, mas, sobretudo, enquanto estiver no dia-a-dia ocupacional, devendo haver exames rotineiros que possam constatar quaisquer alterações substanciais na capacidade visual do colaborador, visando preservar a sua saúde, a de seus companheiros e, principalmente, a do ambiente onde trabalha.

Conte com a CLT Med para garantir a segurança do trabalho de sua empresa e não fique em dívida com a legislação. Com uma equipe de médicos especialistas e profissionais capacitados, estamos prontos para cuidar da saúde de seus colaboradores e do seu negócio.

Entre em contato conosco. Garantimos qualidade e eficiência na prestação desse serviço, contribuindo para a segurança e o bem-estar dos trabalhadores e da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
CLT Med | Saúde Ocupacional
Olá! Podemos ajudá-lo?