Novembro Azul – Conheça a importância da causa
A campanha de “Novembro Azul” foi criada em 2003, na Austrália, com o objetivo de alertar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, especialmente a prevenção ao câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – Inca, no Brasil, a cada 38 minutos um homem morre a devido ao câncer de próstata. Estimam-se que 71.730 novos casos de câncer por ano para o triênio 2023-2025.
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.
![](https://cltmed.com.br/wp-content/uploads/2024/11/novembro-azul-1024x576.png)
Diagnóstico do câncer de próstata
Os exames de investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata.
Como se proteger do câncer de próstata?
A prevenção pode ser feita através de hábitos saudáveis como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar.
Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica.