Janeiro Branco: é a hora de cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho
A campanha Janeiro Branco visa alertar e conscientizar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, especialmente no ambiente corporativo, onde a pressão por resultados, prazos curtos e a alta competitividade predominam, e podem vir a desencadear doenças como ansiedade, depressão, pânico, e o mais comum, o Burnout.
As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.
A Organização Mundial da Saúde – OMS, já apontou que transtornos como ansiedade e depressão estão entre as principais causas de afastamento do trabalho. Para além das estatísticas, é no cotidiano das empresas que essa realidade se evidencia: colaboradores sobrecarregados, desconectados emocionalmente e, muitas vezes, sem suporte adequado para lidar com os desafios.
Investir no bem-estar emocional não é apenas uma ação cordial, mas sim, uma estratégia. Estudos apontam que equipes saudáveis e equilibradas emocionalmente são mais produtivas, criativas e engajadas. Além disso, ambientes que priorizam a saúde mental reduzem os índices de turnover, absenteísmo e conflitos internos. fatores que impactam diretamente os resultados organizacionais.
Quer saber como implementar ações práticas de saúde mental no ambiente de trabalho? Entre em contato com a CLT Med e transforme a qualidade de vida na sua empresa!