Como é feito o exame de espirometria ocupacional?
O exame de espirometria ocupacional tem como objetivo direto a detecção de doenças já em andamento, ou ainda em fase de desenvolvimento, no sistema respiratório do trabalhador. Seja nos pulmões, traqueia ou boca, o procedimento busca medir a capacidade respiratória do paciente como um todo onde, ao fim, o médico apresenta um laudo dissertando sobre o que foi observado.
Em regra, a espirometria é capaz de detectar patologias como asma, doenças pulmonares crônicas, enfisema pulmonar, bronquite, fibrose pulmonar e etc. Coletados e armazenados os dados, estes serão comparados a exames futuros, elaborando-se um quadro respiratório de cada colaborador da empresa.
Caso haja a necessidade, o laudo do exame de espirometria servirá como base para a indicação dos tratamentos necessários ao paciente para o cuidado de sua condição respiratória precária, mantendo, assim, a longo prazo, o quadro de funcionários saudável e, consequentemente, 100% capazes de serem produtivos para a produção do empreendimento.
Mais do que isso, evitar mortes e acidentes graves é o principal motivo de sua importância. Segundo dados da Organizações das Nações Unidas, doenças respiratórias são a terceira maior causa de mortes em ambiente de trabalho no mundo, perdendo apenas para doenças circulatórias e câncer.
Ainda que nada do que foi abordado fosse levado em consideração, a realização do exame de espirometria está disposta na Norma Regulamentadora nº 7 (NR-7) do Ministério do Trabalho como obrigatória para trabalhadores que são expostos a agentes aerodispersóides nocivos, tendo força para, caso seja constatado o não cumprimento do ali indicado, punir e gerar sanções administrativas para o empreendedor e seu negócio.
![](https://cltmed.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Capa-blog-CLT-Med-18.04-1024x576.jpg)
Como é realizado o exame?
O exame de espirometria ocupacional é uma adaptação mais simples do exame convencional, que possui finalidade exclusivamente clínica e pode ter um grau de complexidade alto. Como o objetivo é apenas a saúde do trabalhador em seu ambiente laboral, prevenindo doenças ou o agravamento de uma condição já existente, uma versão mais rápida e descomplicada foi criada.
Assim, nesse formato, o paciente assopra em um bocal com toda a força respiratória que possui, soltando o ar dos pulmões para que o espirômetro registre as variáveis de sua respiração, que, então, serão analisadas pelo médico.
As variações são visualizadas através de gráficos e linhas, que então são olhados sob a ciência do contexto ocupacional e do dia-a-dia do colaborador no ambiente de trabalho. A junção do contexto ao qual o paciente está inserido com o apresentado pelo espirômetro é o que dará ao laudo uma conclusão, onde será indicado se há ou não a necessidade de tratamento específico para alguma condição respiratória.
Portanto, mediante a importância do exame de espirometria, é essencial que os colaboradores da empresa estejam sob os cuidados de médicos especializados, experientes e que entendem que a saúde do trabalhador é detalhe primordial para a evolução da sociedade como um todo.
Conte com a CLT Med para garantir a segurança do trabalho de sua empresa e não fique em dívida com a legislação. Com uma equipe de médicos especialistas e profissionais capacitados, estamos prontos para cuidar da saúde de seus colaboradores e do seu negócio.
Entre em contato conosco. Garantimos qualidade e eficiência na prestação desse serviço, contribuindo para a segurança e o bem-estar dos trabalhadores e da empresa.